PESQUISA CIENTÍFICA


Sobre

As Instituições de Ensino Superior têm função de destaque no processo do desenvolvimento humano, pois se mostram como local excepcional de convivência e por onde transitam pessoas com potencial elevado para impulsionar o desenvolvimento humano e cientifico. O “fazer educativo” destas Universidades se configura num espaço privilegiado de produção e distribuição de conhecimento que deve ser fortalecido pelo desenvolvimento da cultura e da pesquisa numa dinâmica de atuação docente e discente, sob a visão da responsabilidade social que é indissociável do processo de produção científica. A Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL) está empenhada em encontrar as condições específicas que promovam a potencialização de habilidades e competências dos docentes, acadêmicos, e funcionários que nela desempenham atividades.

Assim sendo, busca sua estabilização como uma Instituição de Ensino Superior comprometida com o progresso do conhecimento e que espera cooperar com o desenvolvimento científico-tecnológico e social de Curitiba, do Paraná e do Brasil. Deste modo se mostra interessada em promover uma verdadeira interação entre ensino, pesquisa e extensão, tripé que sustenta uma IES. A FACEL busca incentivar e priorizar projetos de pesquisa que se unifiquem com o desenvolvimento científico e humano no intuito de formar profissionais solidários, criativos, éticos e sensíveis aos males que afetam a sociedade atual. Para isso se compromete a estimular sua comunidade acadêmica a produzir novos conhecimentos que possam contribuir para o desenvolvimento social da região onde atuam.

Atividades de Pesquisa e Iniciação Científica pretendem incentivar a formação de novas gerações de pesquisadores com visão para o esforço intelectual de conversão do modo formal para o modo pensar dialógico. Esta atuação deverá considerar o desenvolvimento geral, filosófico e metodológico com orientação para a modificação da forma de produzir ciência que necessitará partir do ponto de vista do pesquisador como um ser trabalhador e não exclusivamente como um indivíduo talentoso e idealista.